Artigos talvez sim....

Friday, March 24, 2006

Uma ideia

Portugal tem muitos problemas. Ninguém tem uma ideia que resolva todos os problemas do país, porque não existe uma única solução que os resolva.
Eu tenho uma ideia, que se calhar não resolve nada, ainda agrava os problemas, mas é mais um contributo para a discussão que se precisa.
Ideia: Criar todo o tipo de incentivos para a promoção da natalidade
Definir o aumento de natalidade como um objectivo do país!


O objectivo é que os cidadãos percebam e sintam que a podem e devem ter mais filhos, tendo em conta as suas ambições e preferências. Com o aumento da natalidade, resolvemos problemas de vária ordem. Resolvemos problemas de carácter económico e também social.
Uma questão muito em voga neste momento é o encerramento das maternidades, com o aumento da taxa de natalidade as maternidades iriam deixar de ser encerradas, mas contudo teriam que ser revistas as condições de algumas. Ligada a esta questão está o problema da desertificação do interior que poderia ser combatido com estes incentivos, área onde algumas câmaras já dão o exemplo, embora num carácter simbólico.
Por outro lado se estes incentivos fossem feitos de forma correcta, o problema da segurança social poderia ficar aliviado por mais uns anos, sendo que não resolvido. Em termos sociais, teríamos uma maior quantidade de novas gerações que não no curto prazo, mas no médio-longo prazo poderiam levar a uma diminuição da necessidade de imigrantes aos níveis actuais e ainda a uma melhoria no grau de educação. Como temos professores desempregados, no médio-longo prazo passaríamos a ter ocupação para eles.
Mas isto poderia ser uma solução, mas se não fossem acompanhado de melhoramentos em outras áreas, poderia também agravar ainda mais os problemas. Se não tivéssemos mais médicos e não melhorássemos a organização do sistema de saúde, teríamos mais pessoas com um pior serviço médico. Se não programássemos o crescimento e desenvolvimento do interior, acabaríamos apenas por aumentar o desequilíbrio regional e promover os problemas urbanos das maiores cidades. Se não reformulássemos o sistema de segurança social, acabaríamos com o incremento do défice do orçamento da segurança social.
Em suma, temos de resolver com determinação e empenho os problemas do país, sem olhar a meios, mas tendo em conta o objectivo que é tornar Portugal um país melhor para se viver!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home